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Perguntas Frequentes - Educacenso

Perguntas Frequentes
GERAIS

    * 1- O que é o Educacenso?

      O Educacenso é um sistema on-line que visa manter um cadastro único em uma base de dados centralizada no Inep de: escolas, turmas, alunos, docentes/ auxiliares de educação infantil, profissionais/ monitores de atividade complementar, possibilitando maior rapidez na atualização das informações, por utilizar diretamente a Internet.

    * 2- Quais são as vantagens do Educacenso?

      O Educacenso, entre outras vantagens, fornece dados individualizados de alunos e docentes, com informações como: nome, data de nascimento, cor/ raça, nome da mãe e/ ou pai, endereço, documentos, etc. Também possibilita o acompanhamento da trajetória escolar do aluno e do docente; as disciplinas que o docente ministra e as que são oferecidas aos alunos na escola e em cada série. Evita a duplicidade de cadastro de alunos e docentes, levando-se em consideração que a base de dados é centralizada.

    * 3- Qual é a data de referência do Censo Escolar?

      A data de referência do Censo Escolar, alterada pela portaria n° 264 do dia 26 de março de 2007 é a última quarta-feira do mês de maio. Neste ano, dia 26/05/2010.

    * 4- O que devo informar ao Censo Escolar?

      Deve ser informado ao Censo Escolar, por meio do Sistema Educacenso, o dado referente à realidade da escola na data de referência do Censo Escolar, ou seja, as informações prestadas devem refletir a realidade da escola nessa data.

    * 5- Quanto tempo a escola terá para realizar o Censo Escolar 2010?

      O prazo para as escolas preencherem os dados referentes ao Censo Escolar vai do dia 26 de maio a 31 de agosto de 2010, ou seja, as escolas terão 3 meses para atualizarem/ incluírem as informações no Censo Escolar 2010.

    * 6- Após essa data se a escola constatar que algum dado está incorreto, a correção pode ser feita?

      Sim. Após a publicação preliminar, no Diário Oficial da União, os usuários terão mais 30 dias para conferir os dados informados e realizar as correções necessárias.

    * 7- Como cadastrar uma escola nova?

      A escola deve entrar em contato com a Secretaria Estadual, solicitar um formulário de escola nova, preenchê-lo e devolvê-lo ao setor responsável na Secretaria Estadual de Educação, para inclusão da escola no banco de dados. Após esse procedimento o sistema gera dois códigos: o código Inep da escola, e o código de desbloqueio, que devem ser utilizados para acessar o sistema Educacenso e preencher as informações do Censo Escolar.

    * 8- Como devo desbloquear o Sistema?

      Para realizar o desbloqueio o usuário deverá clicar em “desbloquear” e informar o código Inep da escola e o código de desbloqueio. Após enviar essas informações, o usuário deverá preencher a tela de autenticação, cadastrar o diretor/responsável da escola e informar se o mesmo será o superusuário no sistema. Caso o superusuário não seja o diretor/responsável o sistema abrirá um novo campo para que o usuário informe os dados da pessoa que será o superusuário da escola.

    * 9- Como devo proceder para realizar a autenticação do Sistema?

      Para realizar a autenticação do sistema, o usuário deve informar o seu CPF e a senha cadastrada para, assim, ter acesso aos dados da escola, alunos e docentes.

    * 10- Como cadastrar um novo usuário no Sistema?

      Quem cadastra usuários no sistema é o superusuário. Ele deve clicar na funcionalidade “Usuário” e em seguida “Cadastrar usuário”. Informe os dados solicitados corretamente e selecione o tipo de usuário:
      Leitor – Apenas visualiza os dados da escola, não sendo permitido inserir ou alterar os dados;
      Executor – Preenche e altera os dados no sistema;
      Superusuário – Preenche e altera os dados do sistema, além de cadastrar novos usuários.

    * 11- Como cadastrar uma senha para um novo usuário?

      Após ter sido cadastrado no sistema, pelo superusuário, o novo usuário deve acessar o Sistema, clicar em autenticar e em seguida no link "Alterar/ Cadastrar minha senha". Informe o seu CPF e o e-mail que já foi cadastrado no sistema. Digite uma senha, confirme e memorize-a, pois ela dará acesso ao Sistema.

    * 12- O que fazer quando o usuário esqueceu ou quer alterar a senha de acesso ao Sistema?

      Caso o usuário tenha esquecido sua senha ou queira alterá-la, basta acessar a página do Educacenso, clicar em Autenticar e em seguida no link "Alterar/ Cadastrar minha senha". Informe o seu CPF e o e-mail que já está cadastrado no sistema. Digite uma nova senha (memorize-a, pois ela dará acesso ao Sistema) e por último confirme a senha. Clique novamente no menu “Autenticar”, digite o CPF e a senha cadastrada.

    * 13- Como proceder para cadastrar um novo aluno?

      Antes de cadastrar um novo aluno é necessário realizar uma pesquisa minuciosa no Sistema para verificar se o aluno já está cadastrado. Não havendo nenhum registro, de acordo com o procurado, aparecerá uma lista de prováveis alunos. Se o aluno pesquisado não fizer parte dessa lista clique em “Cadastrar aluno” e faça a inclusão do aluno.

    * 14- Como cadastrar um novo docente?

      Antes de cadastrar um novo docente é necessário realizar uma pesquisa minuciosa no Sistema para verificar se o docente já está cadastrado. Após esgotar todas as possibilidades de pesquisa e nenhum registro tiver sido encontrado, clique em “Cadastrar docente” e faça a inclusão do docente.

    * 15- Caso o aluno ou o docente seja cadastrado por engano o que devo fazer?

      O usuário deverá entrar em contato com o Inep ou com a coordenação estadual do Censo e informar o código de identificação única (ID) e os dados do aluno ou do docente que deverá ser excluído; se, após uma verificação minuciosa, for constatada duplicação de cadastro, o Inep fará a exclusão. O procedimento de excluir informações do banco de dados só poderá ser realizado pelo Inep.

    * 16- O que é “Vincular”?

      Vincular é um procedimento para o usuário incluir um aluno ou docente em uma determinada turma.

    * 17- O usuário vinculou um aluno ou um docente a uma turma inadequadamente. Como proceder?

      O usuário deverá clicar no menu “Aluno” ou “Docente” e realizar uma pesquisa. Encontrando-o, o usuário terá acesso aos vínculos do aluno/ docente, podendo assim editar as informações ou desvinculá-los, por meio dos respectivos botões, “Editar vínculo” e “Desvincular”.

    * 18- Como posso confirmar que a turma/disciplina está ‘sem docente’?

      O usuário deverá pesquisar a turma e nos registros encontrados terá a opção de detalhar turma/disciplina. Ao clicar nesse botão o usuário deverá confirmar as disciplinas que estão sem docente e enviar a informação.

    * 19- Será possível vincular docentes em turmas/ disciplinas que confirmaram estar ‘sem docente’?

      Sim. O Sistema permite o vínculo do docente na turma/disciplina. No entanto, ao vincular o docente, a informação anteriormente confirmada de turma/disciplina ‘sem docente’ é automaticamente desconsiderada.

    * 20- O que é remanejamento?

      Remanejamento é um procedimento utilizado pelas escolas para trocar de turma os alunos e os docentes cadastrados no Censo Escolar 2009. Será disponibilizada a relação de todos os alunos e docentes nas turmas informadas em 2009 para que o usuário possa remanejá-los para as turmas de 2010. Através desse menu, também é possível remanejar os dados das turmas de 2009 para 2010, ou seja, o sistema cadastrará as turmas em 2010 com os mesmos dados que elas possuíam em 2009, apenas gerando um novo código de turma.

    * 21- Os alunos que, no Módulo Situação do Aluno 2009, foram informados como transferidos, deixaram de frequentar ou falecidos estarão disponíveis para o remanejamento?

      Não. Os alunos informados como transferidos ou que deixaram de frequentar não estarão presentes na lista de alunos para remanejamento na turma em que estavam vinculados em 2009, caso a informação seja incorreta ou esses alunos tenham retornado à escola em 2010, pesquise-os e vincule-os na turma desejada. Já o aluno informado como falecido no Módulo Situação do Aluno 2009 não estará disponível para vínculo em 2010.

    * 22- Os alunos admitidos após o Censo no Módulo Situação do Aluno 2009 estarão disponíveis no Educacenso 2010?

      Sim. Esses alunos estarão disponíveis na funcionalidade “Remanejamento” em ordem de modalidade e etapa para serem incluídos nas turmas em que estão estudando em 2010.

    * 23- Como remanejo os alunos admitidos após o Censo no Módulo Situação do Aluno?

      O usuário deverá acessar o menu “Remanejamento” e clicar no submenu “Admitidos após o Censo”. Em seguida selecionar a série/ ano que contém os alunos que deseja remanejar, selecionar os alunos e escolher a turma para a qual os alunos serão remanejados. Clique, então, em “Remanejar alunos”.

    * 24- Como remanejo os alunos informados no Censo Escolar 2009 para uma turma de 2010?

      O usuário deverá acessar o menu “Remanejamento”, clicar no submenu “Aluno”. Em seguida selecionar a turma que contém os alunos que deseja remanejar, selecionar os alunos e escolher a nova turma a qual os alunos serão remanejados. Clique, então, em “Remanejar alunos”.

    * 25- Como proceder para vincular um docente em mais de uma turma?

      Caso o docente lecione em mais de uma turma, o usuário deverá acessar o menu “Docente” e em seguida realizar uma pesquisa no banco de dados. Selecione o docente, clique em “Vincular”, preencha os dados solicitados e indique a turma em que ele leciona. Em seguida o Sistema emite uma mensagem perguntando se deseja vincular esse docente em outra turma. Clique em Ok e o vincule às demais turmas.

    * 26- Quando solicitar o fechamento do Censo Escolar?

      Após conferir se todos os dados de escola, turma, alunos, docentes, auxiliares de educação infantil ou profissionais/ monitores de atividade complementar foram informados, o usuário deverá solicitar o fechamento do Censo. Se o cadastro não possuir nenhum erro, o usuário poderá fechar o Censo e emitir o recibo, caso contrário, um relatório de erros é apresentado para correção. Somente após os erros estarem corrigidos é que a escola poderá fechar o Censo.

    * 27- Após o fechamento do Censo Escolar os dados podem ser retificados?

      Sim. Caso o usuário verifique a necessidade de alterar algum dado informado, ele poderá fazer as alterações retificando os dados através da opção “Retificar”, que estará disponível junto ao Recibo de entrega.

    * 28- A correção dos erros só pode ser feita no fechamento do Censo?

      Não. A correção poderá ser feita no momento em que forem aparecendo os erros no cadastro ou, ainda, quando o usuário solicita salvar os dados informados. Esse é o melhor procedimento para não ocorrer acúmulo de erros no momento do fechamento do Censo.

    * 29- A escola pode utilizar vários computadores para fazer o Censo Escolar através do Sistema Educacenso?

      Sim, desde que cada usuário esteja "logado" com CPF e senha individual.

    * 30- Quando o aluno será considerado em tempo integral?

      O aluno será considerado em tempo integral se o tempo de permanência diário na escola for de, no mínimo, 7 (sete) horas. Será considerado nesse cálculo o horário da escolarização e da Atividade Complementar.

    * 31- O que fazer quando o aluno estiver informado em turma de escolarização na minha escola e em outra escola?

      Verifique inicialmente se o aluno que está informado é o aluno correto e se ele estava na sua escola até a data de referência do Censo (26/05/2010). Caso não seja o aluno correto, desvincule-o. Se for o aluno correto e estava na sua escola no dia 26 de maio, contate a outra escola e solicite que ela o desvincule. Caso não consiga entrar em contato com a escola ou mesmo após o contato o aluno não seja desvinculado, contate a secretaria municipal, órgão regional ou secretaria estadual de educação e encaminhe a documentação comprobatória: declaração de vínculo, comprovante de matrícula e diário de classe, para que as providências necessárias sejam tomadas. Saiba que os alunos que estiverem informados no mesmo horário em turmas de escolarização em escolas diferentes não serão considerados para fins estatísticos e para o repasse de recursos conforme definição da Portaria N xxxx.

    * 32- O que acontece se não realizar o fechamento da escola?

      Conforme estabelecido pela Portaria N xxxx, as escolas que não realizarem o fechamento, ou ainda, apresentarem erros de informação, terão os dados desconsiderados para fins estatísticos e repasses de recursos.
 

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